Convenção da Oposição Alternativa reafirma chamada à Unidade das Oposições contra o governismo na APEOESP. Fora Bebel!

26/3/2014 - No sábado, dia 22 de março se reuniram 688 professores/as de todo estado de São Paulo para definir a política da Oposição Alternativa para a eleição da APEOESP.  

A convenção debateu a nova situação política aberta no país a partir de junho e logo no início foi dado informe do Encontro Nacional do Espaço Unidade de Ação, realizado simultaneamente a nossa convenção, com o lema “Na Copa Vai Ter Luta” e foi aprovada por unanimidade a adesão da Oposição Alternativa ao calendário de lutas aprovado no encontro.

Também foi debatida a situação do país e em especial a situação da educação no estado e as sucessivas políticas antieducacionais de Alckmin/Hermann, como a defasagem salarial, a precarização do contrato de trabalho dos professores/as categoria O, a necessária defesa do IAMSPE, contra a política privatista do governo e toda a política meritocrática do governo, além da não aplicação da jornada do Piso.

Foi debatida ainda a necessidade de mudar a direção da APEOESP, que a mais de 30 anos é comandada pela ArtSind/CUT e que tem um histórico de traições às nossa lutas, sempre para defender os interesses do governo federal. Na greve de 2013 essa postura governista ficou evidente, quando 70% dos professores/as decidiram por manter a greve e unir com os trabalhadores em educação do município de São Paulo, que também estavam em greve, e a presidenta da APEOESP (Bebel) encerrou a greve de forma arbitrária, inclusive colocando a PM contra professores, para que não houvesse essa unificação, pois sua intenção era proteger o prefeito Haddad. Ou seja, ajudou Alckmin a derrotar os professores estaduais para proteger Haddad. Diante disso a Oposição Alternativa reafirmou a necessidade de um sindicato independente dos governos e autônomo em relação aos partidos. 

A convenção também aprovou por unanimidade um chamado a todos os setores de oposição, para que unifiquemos em uma chapa unificada, para derrotar os governistas na APEOESP. 

Ao final ocorreu a votação entre os candidatos que se apresentaram para encabeçar a chapa e a Oposição Alternativa  aprovou a indicação de João Zafalão.
Em coro  de “Oposição Unificada para derrotar a pelegada” se encerrou essa vitoriosa convenção da Oposição Alternativa.

João Zafalão é professor de história da EE Paulo Kobayashi na região leste de São Paulo e diretor da APEOESP eleito pela Oposição Alternativa.

Resultado da Votação
João Zafalão – 309 votos
Silvio de Souza – 269 votos
João de Regina – 56 votos
Claudio Jurhs – 19 

Comentários

  1. Fora Bebel! A professora que anda de motorista e carro importado sob às custas dos professores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário